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8 dicas para manter a saúde mental e emocional em dia!

Confira algumas dicas para te ajudar no cuidado da saúde mental e emocional

 

Embora ainda se fale pouco sobre saúde mental, o tabu sobre esse assunto tem diminuído consideravelmente. Inclusive, muito disso se deu por conta da grande quantidade de informações que podemos acessar facilmente pela internet. 

Em meio a comemoração do Dia do Psicólogo, comemorado no dia 27/08, decidimos trazer algumas dicas para te ajudar a administrar a saúde mental e emocional de uma maneira ainda mais leve. Quer descobrir como? Então confira abaixo!

 

Tenha uma rotina saudável

Contar com uma rotina saudável é o primeiro passo para cuidarmos com carinho da nossa saúde mental. Além de ser responsável por equilibrar os níveis de estresse do corpo, ela também garante que estejamos dispostos e sejamos produtivos nas tarefas. 

Aliás, é possível ter uma rotina saudável seguindo hábitos simples, como ter boas noites de sono, acordar cedo, investir em uma alimentação saudável e beber água durante o dia. 

 

Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas está diretamente ligada a manutenção da nossa saúde mental e ajuda a liberar substâncias no organismo que causam sensações de bem-estar. 

Entretanto, tão importante quanto praticar exercícios físicos, é dar o descanso necessário para o corpo. Assim ele a recuperação é feita com qualidade e sem o risco de lesões. 

 

Reserve um tempo para o lazer

Aposte em atividades que te façam feliz, como ler um livro, dançar, desenhar, jogar videogame ou outras opções que tirem os pensamentos de preocupação do dia a dia. 

Se você ainda não tem um tempo reservado para o lazer, aproveite para colocar na agenda um horário em que você possa se dedicar exclusivamente às atividades que mais gosta. 

 

Conheça a si mesmo

Conhecer a si mesmo é uma forma de entender de maneira ainda mais ampla, os pontos que precisamos corrigir ou desenvolver em nós mesmos. Existem diversas formas de fazer isso, como por meio da meditação, terapias alternativas ou até mesmo atividades lúdicas como o teatro. 

Permita-se sentir e aceitar todos os seus sentimentos. Embora nossa cultura nos imponha que não é bom sentir raiva ou tristeza, estes sentimentos são importantes para que possamos valorizar outros sentimentos como amor, alegria e realização. 

 

Organize o seu tempo

Saber organizar o tempo é essencial para manter uma rotina saudável, principalmente porque essa prática ajuda a evitar a ansiedade, o estresse, a exaustão e o esgotamento. 

Por isso, aproveite para elencar as atividades da semana, estabelecendo horários e prioridades para cada uma. Além disso, entenda o que realmente é preciso ser feito por você ou o que é possível dividir com mais alguém. 

 

Valorize as noites de sono

Noites mal dormidas podem ser responsáveis por gerar indisposição, mau humor, mente inquieta e até mesmo prejudicar o raciocínio lógico em diversas situações do dia a dia. 

Descansar a mente garante que você seja mais eficiente e ganhe tempo em suas atividades. Por isso, procure ter boas noites de sono e dormir regularmente de 7 a 8 horas por dia. 

 

Faça uma pausa nas redes sociais

Mesmo sendo importantes aliadas no nosso dia a dia e nos conectar com amigos e familiares, as redes sociais podem trazer sérios prejuízos quando utilizadas excessivamente. 

 A quantidade de informações que assimilamos todos os dias nas redes sociais é gigantesca. Por isso, é fundamental definir momentos para usá-las e evitar que tragam problemas tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. 

 

Não tenha medo de procurar ajuda

Por fim, mas não menos importante, é preciso dizer que assumir que precisa de ajuda não é nenhum sinal de fraqueza. Muito pelo contrário, mostra o quanto você está disposto a evoluir e procurar por uma mudança em sua vida. 

Vivemos tempos em que a cobrança pode ser excessivamente desgastante e isso acaba gerando diversos tipos de transtornos. Se achar que precisa de auxílio psicológico, não deixe de procurar por um profissional. 

Os psicólogos possuem diversos tipos de abordagens, que podem ser utilizadas nos mais variados casos. Na terapia, a prática do perdão e autoperdão, do autoconhecimento e de bons hábitos são potencializados. 

 

Investir na saúde mental é se tornar dono de si mesmo. É entender seus próprios sentimentos, aprofundar qualidades, realizar sonhos e estipular objetivos. É melhorar o seu entorno e a forma como você lidam com a sociedade. 

Celebrar o Dia do Psicólogo é algo extremamente significativo. Ao cuidar de uma pessoa, esse profissional cuida da sociedade como um todo!