Alimentação no inverno: fortaleça sua imunidade
2 de junho de 2023
alimentação
Aprenda a ter uma alimentação no inverno balanceada e rica em nutrientes
Manter uma dieta saudável é imprescindível à nossa saúde, entretanto, a alimentação no inverno requer uma atenção especial, pois essa estação gelada requer o máximo para o fortalecimento da imunidade do nosso corpo.
Qual a importância de fortalecer a sua imunidade no inverno?
No inverno o nosso organismo tem um aumento significativo na produção de energia para conseguir manter a temperatura corporal estável. Por esse motivo, nosso apetite aumenta nesse período e, além de comer mais, é importante que você saiba comer bem.
Mantenha o equilíbrio. Faça refeições equilibradas e com diversidade de nutrientes, consuma vegetais coloridos, frutas e faça a ingestão de vitaminas e minerais.
Se você sentir que seu corpo continua precisando de nutrientes, alinhe, junto a sua alimentação no inverno, uma suplementação para complementar ou corrigir essa falta. Para uma dieta específica, busque sempre a recomendação do seu médico ou nutricionista.
É importante ressaltar que não se deve passar do ponto, a alimentação no inverno deve ser equilibrada e não exagerada, tendo em vista que o exagero pode ser extremamente prejudicial à saúde.
Nutrientes necessários para uma boa alimentação no inverno
Existe uma lista com os nutrientes e alimentos ideais para você realizar uma alimentação no inverno com muita diversidade e de forma benéfica:
VITAMINA A
• Alimentos: fígado, gema de ovo, leite integral e derivados, espinafre, couve, mostarda, abóbora, cenoura, manga e mamão.
• Como age: produz anticorpos combatentes e protege as mucosas.
VITAMINA C
• Alimentos: acerola (é a fruta com maior quantidade), laranja, limão, abacaxi, acerola, kiwi, morango, goiaba, pimentão, couve manteiga e brócolis.
• Como age: é um poderoso antioxidante que estimula a produção de células de defesa.
VITAMINA D
• Alimentos: gema de ovo, peixes (salmão, bacalhau, atum, sardinha), fígado, leites, queijos, iogurtes e manteiga.
• Como age: auxilia no combate a doenças e infecções. Mas é importante se lembrar de se expor ao sol, já que raios solares são os responsáveis pela ativação da vitamina D.
SELÊNIO
• Alimentos: castanhas-do-pará, sementes de girassol e feijões.
• Como age: é um antioxidante que auxilia na diminuição de inflamações.
ZINCO
• Alimentos: ostras, carnes de frango, peixe, boi, germe de trigo e leguminosas.
• Como age: auxilia o processo de produção de células que tem a função de sinalizar a presença de invasores.
Agora pega o papel e caneta e anote todas as dicas que preparamos para você. Use a criatividade para criar muitas receitas gostosas aí na sua casa e mantenha sua alimentação no inverno saudável e repleta de nutrientes.